Skip navigation

Até algum tempo atrás eu me dedicava a documentar os out-doors e os grandes painéis publicitários na cidade de São Paulo e suas influências na paisagem e no cotidiano das pessoas.  Depois do “Cidade Limpa”, acabou. Agora, só quando viajo. Mas não é a mesma coisa. Vou postar as imagens que mais gosto. Todas elas foram feitas em São Paulo durante meu horário de trabalho. Entre uma pauta e outra ou no meio da pauta, fotografar por prazer.

CHACINA

Minhocão 02

Minhocão 01

Hope 02

HH3Z9297

Harry

Fim do Minhocão 02

Guga

Fim do Minhocão 01

Feliz 02

Faria Lima 09

Faria Lima 07

Faria Lima 05

Faria Lima 04

Faria Lima 03

Faria Lima 01

Fantasma

BATATA

CENAROS

Esmalte 03

CENA

Dez

Cueca 01

CENAROS

INSPETOR

Cicarelli 01

Cicarelli 04

CENA

Casa Própria 02

Rosto 02

CENAJOR

CENABICI

LIBANO

Angelica 1

CENAANG

AIDS

CENABANCA

Anúncios

33 Comments

  1. Porra Hélvio meu tem que expor esse material cara.aqui no ABC não tem essa lei da cidade limpa.por asqui já fiz vários outdoors em decomposição.eu gostava muito de ir para São Paulo para ver e fotografar esses outdoors.

  2. Hélvio acho que com a “cidade limpa”, a cidade ficou ainda mais sem graça. Parece cidade da Alemanha oriental na época do comunismo.

    • Pois é Maranha. Ficou muito sem graça. Sem graça e sem foto.

  3. Ah que saudades dessa São Paulo. Nossa cidade ficou tão sem graça. “Pobre São Paulo, pobre paulista”.

  4. Eu acho que a cidade está bem melhor assim. Quer publicidade? Ligue a tv, rádio, internet etc…

    • Thiago, sinceramente eu também acho. Nessa época eu tentava mostrar o quanto esses paineis publicitários nos agrediam. Mas, fala a verdade… dava cada foto… Eu ainda tenho muitas. Você vai ver… Brigadão.

  5. Isso não é cidade limpa. É cidade gostosa! 🙂

    • Stanley, sinceramente eu também acho. A cidade ficou muito mais agradável. Nessa época eu tentava mostrar o quanto esses paineis publicitários nos agrediam visualmente. Mas, fala a verdade … para um fotógrafo que fica na rua o dia todo era uma maravilha… Ainda tenho muitas outras. Vou postar.

  6. Eu adorava essa São Paulo colorida.
    Agora temos uma cidade feia, suja e cinzenta, mas o prefeito pode exibir isso pros amigos europeus dele.

  7. Só publicitário e fotógrafo mesmo para terem saudade daquilo que é ostensível.

    • Em São Paulo ainda tem muita coisa ostensível: lixo nas ruas, moradores de rua, crianças nos semáforos, comericiantes “donos” de calçadas e de vagas de estacionamentos, etc… Nenhum publictário e nenhum fotógrafo gosta disso.

  8. As fotos são fantásticas! Que olho, cara! Pena que a classe média “comprou” o slogan “Cidade Limpa” (quem pode ser contra uma cidade limpa?). No fim, as paredes por trás dos outdoors arrancados mostraram ainda mais sujeira e decadência…

  9. É… E estas coisas que vc citou não dá para acobertar com belas imagens.

  10. Hélvio este seu trabalho arrebenta… Gosto muito dele… mas…
    A cidade fica bem melhor sem eles… Guarda as fotos que elas valerão ouro em um futuro próximo…
    Abs…
    Beto Barata

  11. Parabéns vc tem um olhar diferenciado…. admiro pelas fotografias…sucesso !

  12. As fotos são ótimas. Mas é um tolo quem diz que os anúncios deveriam voltar.

    Quem critica a classe média (quem escreveu acima “Pena que a classe média “comprou” o slogan “Cidade Limpa”) certamente é o mesmo que critica a cultura consumo que os anúncios representam.

    Se a cidade é feia e decadente, assim é. Se for bonita, assim será. Não é uma capa de vinil que vai mudar coisa alguma. Que as pessoas aprendam a amar e cuidar da cidade, e não se apegar a fotos de modelos magrelas photoshopadas.

    Mas suas fotos são um excelente registro da época!

  13. Concordo com o Nário: vem expor tuas fotos aqui no ABC!
    Sou muito fã das tuas fotos, aliás, de boas fotos, por isso estou trabalhando com meus alunos, no Colégio Fundação Santo André,com releituras de… fotos.
    Além de fazer texto sobre a foto, eles tem que pesquisar os fotógrafos e depois recriar a imagem escolhida. Vamos ver o que vai dar.
    Ah, adorei o ensaio sobre janelas. Beijão

    • Que legal, Petra. Se precisar de alguma coisa para as aulas é só me falar.
      Quanto a exposição estou pesquisando alguns editais. Quem sabe vai rolar.
      Logo mais eu vou fazer uma página neste blog com as fotos do “Janelas Paulistanas”. Vai ter muita janela nova, porque eu não consigo parar de fotografar…
      Um grande beijo.

  14. Muito, mas muito bacana seu trabalho!!!
    Abraços

  15. Querido Helvio,

    Ainda bem que você escolheu ser fotógrafo para poder compartilhar com a gente este seu olhar tão impressionante sobre as coisas do dia a dia. É uma viagem ver as suas fotos, adorei Janelas Paulistanas.
    Beijos

    • Querida, você não sabe como é bom “ouvir” isso de você. Muito obrigado. Um beijo.

  16. Cara, incriveis fotos!
    parabéns!
    Estou postando algumas no meu blog. http://www.felkx.tumblr.com

    • Oi Felipe, brigadão pelo comentário e pela divulgação. Grande abraço. Estamos por aqui…

  17. Olá, Hélvio, no ano passado estava trabalhando muita coisa bacana e tinha um excelente material para exposição dos meus alunos do Colégio da FSA. Muitas das releituras de fotografias, que comentei no dia 29/04/2010, ficaram show, e
    eu iria te mandar o resultado de trabalhos de fotos tuas. Aconteceu que eu estava fazendo um trabalho voluntário e escrevi e montei uma peça teatral, tal e coisa… Bom resumindo, que a história é longa, numa falta total de ética e compromisso com a educação, e na base da fofoca espalharam pela escola que havia pornografia na peça… por conta de uma música: A história de Lily Braun do Chico Buarque e Edu Lobo. Como eu já vinha há tempos dando murro em ponta de faca, saí de licença, e quando voltei, contrariando decisão de Conselho de Escola, fui demitida.
    Resultado, não me deixaram ter acesso aos trabalhos, que foram jogados fora. É, brincadeira???
    Tenho 40 anos de magistério e nunca havia passado por algo nem parecido. Enfim… paciência. Você gostaria de ver o resultado. Não deu…
    Quando você vier para Santo André, avise o Nário que ele me chama. Beijão.
    Petra Ramos

  18. Helvio, meus parabéns por todas as tuas fotos ficaram lindas, agora eu fico louco com esses camaradas que dizem que s.paulo ficou lindo uma cidade limpa sem outdoor, empenas e front,etc. Pra mim esses camaradas são todos pichadores o que é s.paulo com essa sugeirada toda era muito mais linda com as publicidades doque agora, o exemplo são as maravilhas reveladas pelo helvio só maluco e pichador que não ve isso. essa gente é assim ¨¨se hai governo soi contra¨

  19. Trabalho maravilhoso !!!!!!!!!! Parabéns amigo.

  20. Hi Helvio, I think your photos are great, I would like to ask you the permission to post a couple of them on our school blog here in Berlin, in an article about your work, would you mind to answer also a couple of questions? I look forward to hear back from you!

  21. Que trabalho lindo, Hélvio!! Além do que, um excelente registro sobre nossa cidade. Parabéns pelas fotos

  22. Qdo surgiu o Cidade Limpa achei bom, mas agora vendo as fotos achei interessante o contraste dos paineis e as contruções. Parabéns pelas fotos!

  23. Olá, trabalho no Itaú Cultura. Estou encantando com a sua obra! Adoro ficar em frente ao telão e ver as imagens passarem…vale muito a pena conferiir! Grande abraço!

    • Oi Leandro, Brigadão e um grande abraço.

  24. Adorei ver o seu trabalho na exposicao Cidade Grafica. Meus parabens por ter capturado uma fase visual da cidade que ja passou.

    • Oi Carlos. Obrigado. Grande abraço.


3 Trackbacks/Pingbacks

  1. […] megaposter pubblicitari che Hélvio Romero, fotografo brasiliano, ha fotografato per le vie di São Paulo, con l’accortezza di eliminare i riferimenti commerciali e lasciare […]

  2. By blog » 15.08.2011 on 25 abr 2012 at 8:00 am

    […] aus der Stadt ist verschwunden, – Platz für Pixaçãoes… → Sao Paulo Pixaçãoes https://helvioromero.wordpress.com/cidadelimpa-quepena http://muack.es/pixacao/88 © Tony de Marco, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: